sábado, 12 de novembro de 2011

SAMBA DE RODA RAIZES DA PITANGA EM GOIAS


MAIOR PUBLICO JÁ VISTO PARA UM SAMBA DE RODA. DALE RAIZES DA PITANGA




ESSA REALMENTE DESENVOLVE



VIVA AO SAMBA DE RODA , SAMBA DE VIOLA

SAMBA DE VIOLA 150 anos de história



Grupo de Samba de Viola raizes da pitanga: COMUNIDADE QUILOMBOLA



1


SAMBA DE VIOLA SIMOES FILHO – BA 150 anos de história








O Samba de Viola enfeitou a noite de São Jorge no X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. O conjunto de 24 pessoas forma dois grupos distintos: 14 são do Samba de Viola, Reza das Folhas e Samba Corrido; 10 são da Capoeira de Santo Amaro; Puxada de Rede e Lindroamor. O violeiro José Moura é destaque pelas décadas que acompanha o grupo.

Bernadete Pacifico, a coordenadora geral fala com muito orgulho do trabalho desenvolvido em várias cidades divulgando nas escolas, festivais, encontros e assim conservam a tradição de aproximadamente 150 anos de história passada de geração em geração e mantendo a viva a cultura quilombola do Recôncavo Baiano.

Bernadete agradece sempre ao Mestre Matias dos Santos, o Mestre da Cultura, que segundo ela fez um trabalho único no sentido de resgatar várias manifestações culturais como o samba de viola, Bumba meu boi, Baile de Pastorinhas, Samba do Engenho, A Burrinha e a Loba, Terno de Reis, Samba de Caboclo, Candomble local (Ilê Axeajipocan) e outros.

Com orgulho ela conta:

- Recebi das mãos de Mestre Matias a missão para continuar esse trabalho, ele me entregou o cajado na sala do hospital quando sentiu que já ia partir.

Dona Maria Cândida dos Santos, 82 anos,(Dona Dandinha) viuva do Mestre Matias é uma senhora simpática que abre a apresentação dançando e jogando folhas de São Gonçalo, distribuindo muita alegria
Outra figura de destaque na comunidade é a de dona Maria Alvina , 102 anos de idade conserva o presépio do Baile das Pastorinhas hoje coordenado pela filha Bernadete. Dona Maria Alvina não deixou de dançar e apesar da idade participa das rodas de samba amparada pelas colegas pastorinhas.

Na comunidade fazem a Festa de São Gonçalo, padroeiro dos quilombolas assim como Santo Antonio. São Gonçalo é o santo casamenteiro, embora seja conhecido também como padroeiro dos músicos, prostitutas e gestantes. Existe até a crença que a reza de São Gonçalo cura o vicio da embriaguez, pois ele foi alcoólatra e depois se tornou santo.

As festividades incluem as danças, comidas típicas e muitas apresentações culturais da região, sendo assim também um Encontro de Culturas.

Bernadete faz um apelo:

- Gostaria muito que o pessoal do Ministério da cultura conhecesse nosso trabalho e nos ajude a manter a tradição.

Atualmente eles contam com a ASSEBA (Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia) e com o Prefeito de Simões Filho que é um grande apoiador da comunidade, segundo Bernadete.

Durante a apresentação no palco de São Jorge o Samba de Viola agitou uma multidão embalada pela viola centenária e o gingado das sambistas. Dona Maria Cândida elegante aos 82 anos de idade, incansável sambou distribuindo folhas de São Gonçalo e simpatia. Bernadete recebeu com surpresa o parceiro Mestre Sabu da Capoeira. Exótico com terno e chapéu vermelho se juntou ao grupo e o samba rolou na noite de São Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

opine